Micropuntura: Saiba como este tratamento ajuda a eliminar estrias

Micropuntura: Saiba como este tratamento ajuda a eliminar estrias

Você já ouviu falar na micropuntura? Hoje vamos explicar como funciona este tipo de procedimento que pode ser realizado pelo enfermeiro esteta e, falar também das vantagens de realizar este tratamento. Atualmente ele é um dos procedimentos mais indicados para quem tem as famosas estrias, tanto brancas quanto avermelhadas.

A técnica é um procedimento que faz a estimulação da pele através de um aparelho chamado demógrafo. Este equipamento que é elétrico possui uma pequena agulha (que pode ter uma ponta ou mais, dependendo da largura das estrias). O aparelho é usado para penetrar a pele estimulando a produção de colágeno. Também são usados no processo ativos que melhoram o aspecto das estrias, conferindo elasticidade, hidratação, firmeza e até mesmo o clareamento das estrias.

Mas, o que são as estrias?

A nossa pele possui limites de elasticidade e são esses limites que permitem o alongamento ou encolhimento. Quando a ação de alongar e encolher ocorre de forma muito rápida e exagerada acontecem as distensões na pele, o que chamamos de estria. Trocando em miúdos, as estrias nada mais são que tipos de cicatrizes que foram causadas pelo estiramento das fibras elásticas que podem acontecer por fatores como, por exemplo, o aumento corporal. As estrias podem surgir em várias regiões do corpo como barriga, flancos, seios, coxas e braços.

Dentre as causas mais recorrentes para o aparecimento das estrias estão:

– Ganho de peso rapidamente;

– Gravidez (as estrias podem ocorrer antes, durante e após a gestação);

– Estirão de crescimento;

– Fatores genéticos;

– Rápido ganho de massa muscular.

É importante destacar que são vários os tipos de estrias, tanto em relação a coloração, tanto com relação aos formatos.

As estrias avermelhadas são as mais recentes e, com o tempo, vão mudando para a cor branca, não apresentando mais uma reação inflamatória da pele. Elas também podem ser atróficas e hipertróficas, sendo as primeiras aquelas que apresentam maior profundidade. As hipertróficas ”desenham” um relevo apenas na superfície da pele.

Micropuntura  e seus benefícios

Como já mencionei no início do texto, a micropuntura é um procedimento que tem a finalidade de estimular a produção de colágeno, melhorando portanto o aspecto da estrias, o que varia conforme cada tipo de estria, como está a pele do paciente a nível de hidratação e a idade. Destaco que os benefícios desse tratamento, a depender de alguns fatores são: melhora da elasticidade da pele; efeito lifting, maior firmeza, melhora do aspecto enrugado e flácido da região tratada, redução de radicais livres e reposição de nutrientes, dentre outros.

Só um profissional pode te indicar exatamente a quantidade de sessões necessárias e os cuidados que você deve ter como os dias de espaçamento de uma sessão para outra que variam de 30 a 45 dias. Se você quer saber mais sobre o tratamento ou iniciá-lo, não deixe de fazer uma avaliação.

 

Kátia Rufino
Enfermeira Dermatoterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.