Drenagem linfática: Motivos para não viver sem

Drenagem linfática: Motivos para não viver sem

mulher deitada recebendo massagem na barriga

No mundo da estética é muito difícil não ter ouvido pelo menos o nome da técnica de massagem  que é uma das mais conhecidas e mais pedidas: A drenagem linfática! Toda a fama dessa técnica tem explicação nos diversos benefícios que ela traz ao nosso corpo e, antes de falar deles vamos entender o conceito desse protocolo.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem desenvolvida por Vodder nos anos 30, que apesar de antiga, vem sendo cada vez mais utilizada por suas inúmeras vantagens que ocorrem através de movimentos suaves, lentos e intermitentes que carreiam, ou seja, conduzem, a linfa pelo seu trajeto para devida eliminação desta pelo sistema linfático.

Drenagem linfática técnica de massagem

Benefícios da drenagem linfática

Além de estimular o sistema linfático no processo de drenagem, a técnica também remove as proteínas e resíduos metabólicos favorecendo a troca de nutrientes do corpo. Com isso, ocorre a diminuição da celulite, melhora do aspecto da pele e redução do inchaço e ainda os seguintes efeitos:

– Aumento da velocidade da linfa;

– Promove a desintoxicação do organismo;

– Melhora do sistema imunológico;

– Relaxamento.

Os benefícios da técnica não param por aí porque, além da drenagem linfática habitual, ainda temos a drenagem linfática pós-operatório que traz todos os benefícios anteriormente descritos e ainda aumenta o processo de absorção do hematoma, promove a redução de edema, evita fibroses e otimiza a cicatrização tecidual. Algumas das cirurgias onde os médicos solicitam que sejam feitas sessões de drenagem são a abdominoplastia, lipoescultura e mamoplastia. Assim, o paciente volta mais rápido a desenvolver suas atividades de vida diárias, porém, é muito importante que você faça essa e outras técnicas de massagem com profissionais capacitados e que realmente entendam sobre a técnica afim de evitar qualquer tipo de transtorno ou nenhum resultado.

A drenagem linfática pode ser feita diariamente, no entanto, cada caso possui a sua particularidade, necessitando uma avaliação do profissional que vai indicar a quantidade necessária de sessões, bem como outros processos estéticos que podem ser associados a drenagem linfática.

Para maiores informações, não deixe de conversar com um profissional da área.

Alana Crisóstomo
Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.