A integração corpo e mente

Percebemos hoje um incremento dos estudos que envolvem a integração entre os aspectos médicos e psicológicos, ou seja, entre as questões do corpo e do psíquico. A Psicodermatologia é o ramo que se dedica ao estudo e tratamento de problemas dermatológicos que são causados e/ou influenciados por fatores psicológicos. As ligações que existem com o sistema nervoso tornam a pele altamente sensível a emoções, independente da nossa consciência. Assim, a pele, muitas vezes, expressa os nossos sentimentos mesmo quando não estamos cientes deles. Fica-nos, então, a ideia de que ao falarmos de doenças de pele devemos considerar o ser humano como um ser integrado, no qual aspectos sociais, biológicos e psicológicos interagem constantemente.

A relação psique-pele envolve todos os elementos subjetivos presentes em nossa personalidade, tais como emoções, sentimentos, fantasias e agressividade. Estudos recentes, mostram que estressores psicossociais, perdas, aspectos de desemprego, mau ajustamento interpessoal, desordens de ansiedade e fatores psicológicos de personalidade, como hostilidade e baixa estima, estão relacionados com condições dermatológicas.

A pele representa, assim, um caminho para pedir ajuda, demonstrando uma necessidade de ser olhada, além dela mesma. Olhar através da pele é olhar além do corpo, além do concreto, além do óbvio. E é justamente esse “olhar além”, o qual significa poder perceber o ser humano em toda sua complexidade, que há uma integração de corpo e mente.

A psicologia é uma ciência que está a serviço dos ajustamentos, uma psicologia da saúde que tratará  de um ser humano integral, relacional capaz de progredir  em todas as direções.

Silvia Daltro (Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental)
CRP 03 \13226

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.